Hum, estou a ver, deve ser interessante…
E é sempre assim ou só às vezes?
Ah, está bem, é só às vezes. Estou mais tranquila por si.
Quantas, concretamente?
3? compreendi bem? 3 semanas por mês são assim e terminam consigo neste estado?
Sim, já me explicou, no seu nível de exigência profissional, etc. tem de trabalhar muitas horas e por vezes são 10h da noite e ainda está a responder a emails, e consegue responder.
E depois os filhos, etc.
Claro, quer tudo seja o mais perfeito possível, não quer que lhe apontem “incompetências” e não pode deixar a sua equipa pendurada.
E que tal? Sente que a sua produtividade funciona bem assim?
Como diz? Não está a funcionar?
Hum, estranho. O que aconteceu?
Ah, estou a ver, vinha a sair de uma reunião para uma apresentação e esqueceu-se onde tinha estacionado o carro, e depois encontrou o carro e tinha deixado o telemóvel na sala e teve de voltar lá acima, por isso atrasou-se e entrou em stress.
E a acrescentar, sentiu-se mal fisicamente porque não teve tempo de almoçar.
E não foi fácil manter a serenidade com 10 pessoas no Board à sua espera e já lhe estavam a ligar…
Pois, mal imagino.
E como resultado teve um ataque de pânico e a apresentação não correu como tinha planeado, mas conseguiu gerir as coisas e acha que ninguém percebeu.
Boa.
E quando chegou a casa só lhe apetecia que a deixassem em paz, meter-se num banho e de seguida atirar-se para cima da cama, e acabou sem paciência para ajudar nos trabalhos de casa do seu filho, e sentiu-se culpada porque está sem tempo de qualidade para ele e pensa que isso o está a afetar na escola e…
Pois é, acontece, sente que tem de ser “profissional”, que tem de chegar a tudo, eu compreendo. Mas diz-me que não há problema, que para a semana vai conseguir gerir melhor as coisas. Ok.
Hum, a próxima semana calha naquela única semana que é a exceção, é isso?
Até quando vai achar que a sua vida profissional não é afetada pela sua dificuldade de ter um ritmo sustentável na gestão da sua energia pessoal?
Continua a achar que é possível sentir-se realizada nas diferentes áreas importantes da sua vida, e não ter uma estrutura sustentável no dia a dia?
Pois, já tentou, mas não consegue mudar, eu percebo.
Mas discordo, não é possível ter vida sem uma gestão eficaz da energia pessoal, nem tampouco ser boa profissional.
Porquê? Porque é uma questão de tempo até falhar, numa das áreas ou mesmo em todas.
A começar por si.
A sua vida pessoal tem impacto direto no seu desempenho profissional, na sua saúde emocional e na sua felicidade. Se não tem serenidade, “energia renovável” e bem-estar interior na sua própria vida, não pode dar o melhor de si ao mundo que a rodeia, mesmo que queira.
Lembre-se, embora possa parecer, não somos feitos em “caixas estanques”, somos Seres Humanos.
Até breve